13 dezembro, 2010

Como deixar um futuro cliente totalmente insatisfeito

Hoje estive visitando um cliente de alguns anos. Entretanto, é uma pequena empresa, mas que sempre esteve comigo nos momentos de pedidos fartos, como também, escassos. Apesar de não ser previlégio para ninguém, e sim obrigação, sempre pagou os seu compromissos em dia.
Na parte da manhã, do dia de hoje estive conversando sobre o mercado com eles, previsão de novos pedidos, qual a perspectiva para o ano de 2011, enfim, assunto que todos da área comercial já conhecem, ou pelo menos deveriam conhecer. Em um momento da conversa ele me ofereceu um café, e logo, foi me contando tudo sobre o meu concorrente.Isto é muito bom, me senti com a missão comprida. Quando o cliente confia no teu trabalho, quando você respeita o teu cliente, e é respeitado tanto como ser humano, como também um "homem" de negócios, ele se torna o teu amigo, e mais ainda o teu confidente.
E logo foi contando, que esteve na empresa dele, a visita de uma empresa concorrente a minha, e o vendedor, não sei se poderia chamá-lo assim, o desrespeito que cometeu com estes meus amigos-clientes de tantos anos. Foi logo falando, que tinha um produto, que tinha o preço melhor que o meu, mas que tinha que fazer igual a uma empresa concorrente a deste meu cliente, comprar 5 conteiner fechado, que está empresa era rica, que eles que tinham dinheiro, ele são poderosos, eles é que podem comprar, resumindo, falou que o concorrente dele que tinha dinheiro e podia comprar, e o entedimento, que ele não tinha e nem podiam comprar.
Que vendedor é esse????
É um louco, paranóico, e não sabe nada da arte de vendas.Caramba!!!
Neste momento, eu estava olhando nos olhos da esposa e sócia do meu amigo, e percebi que o seus olhos começaram a humidificar, ou seja, parece que ela queria é mesmo chorar...
E então, ela me falou: Puxa, esse pessoal esteve na minha empresa, e me senti tão humilhada e incapaz, pela forma que este sujeito, incoveniente me tratou e como falou. Ele me humilhou, ela me disse.
Imaginem só, um cara quer vender para uma empresa, e logo de início, já fala que te quem tem dinheiro é o concorrente, portanto, eu pergunto?
-O que este sujeito foi fazer nesta empresa?
Humilhar os acionistas, achando que iriam ficar nervosos com a sua colocação, e iriam comprar 10 conteiner, em vez, de 5 que o concorrente teria comprado?
Portanto, um sujeito deste tem que vender sabe o que? Nada.
Negociar é uma arte, que requer habilidade, confiança, respeito, motivação, perseverança, conhecimento, enfim.....muito mais.
Falei para este cliente, ficar tranquilo, que pessoas assim não deveriam estar onde estão, ao menos se reciclar, ou melhor mudar de ramo.
Logicamente, em certo ponto, fiquei mais confiante no meu trabalho, porque o concorrente está, como se diz na propaganda da Red Bull, me dando azaz para cada vez mais, eu voar mais.
Portanto, temos que tomar muito cuidado com aquilo que falamos para as pessoas que temos relacionamento, porque uma palavra as vezes fere muito mais, que um tapa na cara.
Recebi uma história, acho que encaixa muito bem sobre essas diferenças.

"Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores!

"Respeitar as opções do outro "em qualquer aspecto" é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente.

Nunca julgue. Apenas compreenda".


Tenham uma excelente semana de negócios...

Um comentário:

Unknown disse...

É por isso que existem executivos de vendas e outros simples vendedores.
A humildade do executivo e a valorização do cliente sao elos fundamentais em uma corrente de vendas.
"...se uma corrente é formada de dezenas de elos, nao podemos dizer que apenas um elo seja uma corrente completa..."

Marcelo Rodrigues