01 abril, 2010

O que quebra uma empresa Prejuízo ou Caixa?

Fluxo significa, sequencia de acontecimentos. Portanto, fluxo de caixa significa uma sequencia de caixas positivos ou negativo, intercalados ou não. Fluxo de caixa (Cash Flow) demonstra todas as saídas (outflow) e entradas (inflow) de caixa de uma empresa. As entradas de caixa caracteriza-se pelas receitas de vendas, aporte de capital do acionistas e investidores, IPO (Initiial publical offering) oferta pública de capital para novos investidores, receitas financeiras, enfim, é o caixa positivo de uma empresa, porque são todas as entradas de capital no caixa da empresa. As saídas de capital caracteriza-se pelas despesas de uma empresa, como pagamento a fornecedores, impostos, empregados, empréstimos de curto e longo prazo, despesas financeiras, dividendos, enfim, é o caixa negativo de uma empresa. Caixa sadio, em um determinado período, entradas de caixa maiores que as saídas de caixa.
Uma administração responsável e competente alinha todos os projetos em ação, como orçamento anuais, novos investimentos, projetos de expansão, projetos de fusão, capitação de recursos, empréstimos, enfim, com o fluxo de caixa, mas sempre em 3 cenários, o possível fluxo de caixa, o pessimista fluxo de caixa e otimista fluxo de caixa. Com estas ferramentas é possível alinhar a rota da empresa.
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais.
Deliberação CVM 547/2008 aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 03, que trata da Demonstração do Fluxo de Caixa.


Prejuízo é o resultado negativo de uma demonstração de resultados de uma determinada empresa. Portanto, uma empresa consegue prolongar sua insolvência por muito tempo, apresentando prejuízos seguidos. Enquanto a empresa tiver quem acredite nos seus projetos, e a financie, a sua vida útil prolongará. Aporte de capital por acionistas, IPO, novos empréstimos, debêntures, enfim, recursos que financie as suas operações, apesar de serem deficitárias. Porque, prejuizo tem duas vertentes, ou a empresa pode ser operacionalmente viável, portanto, apresentando resultados positivos quando analisado somente a sua operação principal, e do outro lado a forma que está sendo financiada prejudica-la com altas despesas financeiras, resultando em prejuízo. Ou mesmo ela sendo operacionalmente inviável, como exemplo a tempos atrás as empresas de aviação, como Varig, Vasp, resultando em prejuízos.
A empresa consegue sobreviver por algum tempo com Prejuízo, mas quando analisamos o Caixa, este 'quebra'. Falta de caixa em uma empresa, acarreta em sérios problemas operacionais, como, atrasos com fornecedores, impostos, funcionários, empréstimos, acarretando bloqueios de fornecimento de máterias primas, greves de funcionários, baixa produtividade por falta de motivação dos colaboradores, atraso nas entregas dos pedidos e serviços, protestos por parte dos credores, falta de financiamento, enfim, posso elencar várias situações de alto risco para a sua empresa se tornar insolvente (não pagar os seus compromissos). Portanto, não pagando os seus compromissos você tende rapidamente a se tornar insolvente.
Priorize o seu caixa. Demosntração de Fluxo de Caixa tem que ter, e ser bem elaborado. Sempre. utilize está ferramenta, porque quando a sua conta começar a ficar negativa, muitas vezes será tarde para alinhar a embarcação, e o penhasco poderá estar tão próximo, que será tarde para tentar salvá-lo.


Pense nisso...

Nenhum comentário: