27 março, 2010

Terceirização

Primeiramente, a definição da palavra Terceirizar, segundo o dicionário Aurélio:
- Transferir a terceiros, atividade ou departamento que não faz parte de sua linha principal de atuação.
De alguns anos para cá, muito tem se falado em terceirização de produtos e serviços. Será que esta modalidade de negócio é viável ou não para os seus negócios.Alguns exemplos de sucesso e outros de fracassos, logicamente, a parceria tem que estar em uma sintonia fina para fluir muito bem.
Portanto, quando a empresa pensar em terceirizar parte da sua produção, ou parte dos seus serviços, ou mesmo em sua totalidade, tem que planejar pontos importantes para se tornar um projeto de sucesso.
Em um primeiro momento, as empresas pensam que somente o custo é importante para você transferir a produção de produto ou serviço para uma outra empresa parceira, e esquecem de outros fatores que irei elencar:

  • A empresa que está contratando é uma empresa com boa reputação no mercado? É Séria? 
  • A empresa contratada está acostumada com este tipo de parceria?
  • A empresa tem caixa suficiente para sustentar um aumento de produção, a partir do momento em que você começar a colocar os pedidos, ou é uma empresa aventureira? Não podemos esquecer que quanto mais a empresa cresce, maior será a sua necessidade de capital.
  • A empresa investe em  TI (Tecnologia da informação) para o planejamento eficaz e eficiente da sua produção?
  • A empresa cumpri bem os prazos de entrega do seus produtos e serviços? Porque, se não cumprir os prazos dos seus negócios, imaginem dos outros?
  • A empresa tem expertise em fabricar produtos e serviços que você necessita?
  • A empresa está normatizada?
  • Os custos da empresa contratada, terceirizada, são viáveis para justificar a transferência dos produtos e serviços habituais da sua linha de produção?
Portanto, várias perguntas tem que ser avaliadas para você não acabar comprometendo a sua marca, a sua imagem, os seus produtos e serviços, contratando uma empresa que não tenha o perfil ideal para ser parceiro da sua empresa.
Um exemplo de sucesso, está no segmento de filtros automotivos. As grandes empresas produtoras de filtros automotivos, como exemplo, filtros MANN, filtros Tec-Fil, filtros Fram, e entre outras, avaliam os seus produtos dentro do seu parque industrial, a partir desta avaliação algumas conclusões surgem, como:
  • O produto fabricado não tem larga escala.
  • É um produto que pelo se grau de dificuldade, diminui a rentabilidade do seu negócio.
  • A empresa não tem know-how para fabricá-la.
  • O custos do produto analisado fica com custo elevado..
  • Custo de oportunidade.
Outras conclusões podem surgir, portanto, neste momento a necessidade de formatar uma parceria com empresas especializadas em terceirização, para viabilizar os projetos. Empresas como TB-FIL, encabeçada pela área comercial, do experiente, conhecido e notório Sr. José Magalhães Gonçalves, mais conhecido como Magalhães, são especializadas em produzir filtros automotivos para as grandes marcas, viabilizando os projetos. A empresa possui tecnologia, know-how, estrutura enxuta, e um dos pontos principais para o fortalecimento da parceria, como citei anteriormente, o comprometimento com os clientes.

Casos como este encontramos em vários segmentos de negócio, como exemplo também, podemos citar na indústria calçadista, a marca Nike, a indústria de aparelhos celulares, que terceirizam grande parte de sua produção, enfim, alternativa inteligente quando muito bem planejada.
Portanto, pratique, mas fique atento nas dicas.

Terceirize....

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