05 novembro, 2009

Educação x Evolução

Educação versus Evolução, será que isto é verdadeiro?
Hoje presenciei com muito prazer, as palavras do presidente da Fiesp/Ciesp, e novo afiliado ao partido político PSB (Partido Socialista Brasileiro), Paulo Skaf aqui na cidade de Franca. Foi citado por ele, em algum momento da sua oratória, que a proposta desafiadora frente a Fiesp/Ciesp e que foi implementada à três anos, foi o projeto de tempo integral de estudo nas unidades do Senai.
É um desafio enorme, principalmente quando falamos em novos investimentos de ampliação em 127 unidades para atender esta nova proposta. Paulo Skaf citou que ele teve a oportunidade de estudar em tempo integral quando jovem. Seus cinco filhos estudaram em tempo integral, portanto, ele acredita, e muito, que a educação é que faz a diferença. Logicamente, que para uma inclusão social, com igualdade de direitos para os cidadãos, somente se conquista com oportunidade igual para todos, portanto, o meio mais óbvio, sensato e correto para se consquistar a oportunidade igual para todos, é o ensino com qualidade, com bagagem, com volume e conhecimento, incluindo principalmente neste portifólio, atividades culturais e esportivas, que fazem parte do processo do ensino sustentável.
Deixo uma provacação sobre este assunto:
O Brasil um país que passa por um momento único nas história da sua evolução, os olhos do mundo estão voltados para cá, será que já não passou o momento de agirmos com mais veêmencia na questão educação? Será que temos que importar cabeças, em um momento de enormes investimentos neste país?
A evolução do crescimento de um país está diretamente proporcional a educação do seu povo. A países com semelhança de idade nossa que evoluiu de uma forma muito mais rápida em função dos investimentos pesados na educação do seu povo.
Antigamente, os coronéis, os latifundiários queriam sim, a população inerte, sem conhecimento, porque assim, era muito mais fácil de comandar, pois, em nenhum momento haveria contraposição as decisões dos mesmos, mas o mundo mudou, a democracia veio para ficar, e o povo tem que evoluir. Todos tem o direito da cidadania íntegra e honesta.
Portanto, apoio com todas as medidas as palavras do Paulo Skaf, um país evolue se o povo evoluir, a economia cresce porque depende de pessoas, as empresas produzem porque dependem de pessoas, a sociedade evolui porque depende de pessoas, portanto, quem faz a diferença são as pessoas, e pessoas com estudo.
Acredito neste país chamado Brasil, e em propostas como esta, investir pesado na educação. Se olharmos a partir de um outro prisma, iremos chegar a conclusão que o retorno do investimento na educação de um povo será muito mais compesador e barato, se caso não o fizermos.
Vamos lá Brasil..........

Obrigado

Wagner Antelo Gonçalves
Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Finanças e Controladoria.


Nenhum comentário: