15 setembro, 2009

Sua empresa tem plano B?

Uma pergunta que parece simples, mas complexa, sua empresa tem um plano B?
Todo mundo sabe sobre o assunto, todos conhecem, mas fico extremamente ansioso, até mais que uma final de partida de tênis, em saber se realmente as empresas adotam esta ferramenta no seu dia a dia, ou espera algo acontecer para depois tomar uma decisão.
Muitas vezes pode sair muito caro esperar algo acontecer para encontrar depois uma solução.
Com a mudança de tempo , e a nova onda de gripe que ocorreu nos últimos dias, não pude passar imune, e acabei indo visitar um plantão de um Hospital na cidade de Franca, onde moro, o Hospital Regional de Franca.
Logo, que cheguei no local, fui recepcionado pelo segurança do hospital em que me abordou, e me encaminhou com uma senha retirada da maquininha para uma assistente medir a minha temperatura, e também medir a minha pressão. Para minha surpresa o hospital estava lotado, a sala de recepção, repito, estava lotada, lotada. Crianças, Idosos, rapazes e moças, pessoas especiais, paraplégico, enfim, uma legião de pessoas em busca de uma solução para os seus problemas, que no mínimo, custa para o seu bolso um plano familiar, em torno de quatrocentos reais por mês. Não se esqueçam, pagamos impostos, que não são poucos e ainda temos que pagar plano de saúde, parece que estamos na Inglaterra?
Mas se depender do SUS. Você confia? Nem o nosso presidente confia. Pergunta para ele se tem plano de Saúde? A resposta é bem provável que sim.
Enfim, fiquei sentado aguardando a chamada para ser atendido pelo médico de plantão. Estava com dor de garganta, e febre. Passaram-se algumas horas, em torno de duas horas e meia, e nada de ser atendido. O pessoal estava estressado. Engraçado, e antalógico, que no monitor de LCD de 50 polegadas, que estava na sala de recepção, estava aparecendo uma mensagem que dizia:
Pessoas idosas, deficientes e grávidas tem preferência no atendimento. Pura hipocresia. Ao meu lado tinha um sujeito paraplégico, que tinha chego às 19:00 hs, e às 22:10 hs ainda não tinha sido atendido. Acredita?
Resumindo, fui ser atendido às 23:00 hs, portanto, três horas depois que cheguei. Perguntei ao médico que me atendeu, se o Hopital não tinha um plano B, para casos atípicos em dias como esses. Ele me informou que estava trocando de plantão, mas não sabia de nada.
Portanto, eu pergunto? Não foi elaborado nenhum plano B pelo Administrador, Gestor do hospital?
Em caso de epidemias, dias atípicos, mudanças climáticas, enfim, é Simples, deixar médicos sobre avisos caso necessite da sua presença no hospital. Portanto, uma equipe fixa de plantão, e uma equipe B, para qualquer eventualidade entrar em ação.
Falta de preparo, experiência, ou comodismo, e deixa que o contribuinte se vira?
Já pagamos tantos impostos, e quando precisamos de um atendimento de primeira, que é o propósito de nossa contribuição mensal, temos que passar por isso.
Somos brasileiros, acredito neste país, mas temos que lutar pelos nossos direitos e não deixar isto acontecer.Alguém tem que ser punido, não vamos ser mais passivos.
Pessoas responsáveis por este descaso deveriam ser punidas, por falta de preparo, e principalmente por falta de um plano B em suas ações.

Obrigado

Wagner Antelo Gonçalves
Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Finanças e Controladoria.




2 comentários:

Unknown disse...

Wagner, concordo plenamente com você, nestes casos de epidemia, pandemia e outras ias que ocorrem com frequência, os hospitais não estão preparados para atender. O atendimento na saúde é sazional existes os períodos de resfriados, gripes, pneumonias e outras infecções do aparelho respiratório que compreende um período do ano (outono/inverno) e outro que compreende o período de férias (final de primavera/verão) onde o climax são os acidentes em geral, fraturas,etc. Na verdade não falta qualidade técnica, falta hotelaria em nossos hospitais, falta o cuidado em receber o paciente, nem só com medicamentos tratamos as doenças. O primeiro atendimento dado pela recepção de um hospital melhora muito o estado do paciente, passar segurança neste momento é fundamental, mas a origem do problema não está ali na linha de frente somente, o cuidado ao cuidador não é efetivo, ser atendido por alguém mais doente que vc é muito frequente. enfim o conceito de que a saude é um caos no país não se restringe somente ao Sistema Único de Saúde, infelismente.

Unknown disse...

Wagner, concordo com vc a maioria das empresas não têm um plano B, e os Hospitais não fogem á regra. Diria que isso é cultural, a história do "comigo não acontece". Mas vai além, a hotelaria nos hospitais não é difundida, o acolhimento se restringe a sorrir e cadastrar o paciente esquecem que segurança nas informações e agilidade de atendimento são primordiais para que sente dor e está fragilizado, mas , e sempre tem um mas, a raiz está um pouco mais acima no organograma, o cuidado ao cuidador, não é efetivo e não raro somos atendidos por profissionais mais doentes que nós, não se trata somente de qualificação técnica, mas de sanidade emocional. Enfim meu caro Wagner o caos na saúde não se restringe somente ao Sistema Único de Saúde como parece, nosso sistema privado de saúde está doente também. No maius estimo-lhe melhoras.