02 julho, 2009

Você acha importante o Planejamento Tributário na empresa?

A empresa tem como obrigação, lição de casa, dimensionar todos os seus gastos, despesas, investimentos, depreciações, projetos de expansão, imprevistos e perdas. Há também um tópico importante, e que muitas vezes é esquecido pelas empresas, pelos administradores, os gestores, que acabam atuando como bombeiros, apagando incêndio de situações emergenciais, por não colocarem em pauta de discussão, o Planejamento Tributário.
O planejamento tributário bem elaborado, projeta economia de impostos, aumentado a rentabilidade da empresa, mas pelo caminho permissivo, pelo caminho dentro da lei, e não pelo caminho evasido, sonegando impostos, correndo riscos e trabalhando a margem daquilo que é permitido.
Portanto, um passo importante e obrigatório é verificar sempre qual a melhor estratégia a ser utilizada para se pagar menos imposto dentro da lei. Situações que podem ocorrer na empresa, tem que ser analisada juntamente com pessoas capacitadas para enxergarem o melhor a ser seguido.
Perguntas sempre surgirão quando se tratar de economia de impostos.:
  • Será que uma incorporação reversa, é melhor do que uma fusão?
  • E se fizemos uma cisão na empresa?
  • Lucro real, presumido ou simples nacional?
  • Joint-Venture?

Enfim, tem muitas empresas que estão dentro de um sistema errado de tributação, portanto, após analizar, simular, verificar o negócio da empresa, chega-se a conclusão que está se pagando impostos a mais do que deveria por falta de conhecimento, por acomodação ou inexperiência de quem está com a responsabilidade.

Tem um velho ditado que diz o seguinte:

Dinheiro não aceita desaforo. O que está pagando a mais hoje, pode faltar amanhã.

Não deixe passar a oportunidade de reavaliar o melhor caminho a ser seguido para se pagar impostos, portanto, dentro da lei com racionalidade, fazendo um planejamento de médio e longo prazo para os próximos 5, 10 ou 15 anos, e sempre reavalindo para saber se o planejamento proposto é o mais correto.

Consulte sempre pessoas capacitadas, para formularem uma estratégia tributária para a sua empresa, com certeza você irá trabalhar dentro da lei, economizar impostos e dormir tranquilo.

Abraços a todos, e feliz dia dos pais.

Nenhum comentário: