24 fevereiro, 2009

Qual a expectativa do seu cliente em relação aos seu produtos e serviços?

Esta é uma questão que venho pensando já há algum tempo. Será que os gestores, gerentes, diretores, os VPS das empresas, tem pleno conhecimento sobre a expectativa de seus clientes em relação aos produtos e serviços que eles oferecem? São boas ou ruins?
Para responder esta questão, tem que ter a convicção de que se conhece muito bem os clientes, portanto, dois ouvidos e uma boca é o passo inicial. Vamos escutá-los primeiro.
O primeiro passo é saber o que o cliente está procurando. A sua necessidade e expectativa em relação ao produto. A sua necessidade e expectativa em relação aos serviços, o pós-venda, enfim, todo um conjunto que atenda o requisitos que ele deseja e sonha.
Estes requesitos são classificados de várias formas, como por exemplo:
  • Especificações técnicas do produto conforme aprovado pela engenharia.
  • Embalagem do produto conforme aprovado pela engenharia.
  • Transporte do produto adequado.
  • Entrega do produto conforme a data combinada.
  • Prazo de validade.
  • Preço conforme combinado.
  • Prazo de pagamento conforme combinado.
  • Acompanhamento efetivo do pós-venda.
  • Desenvolvimento de novos produtos.
  • Desenvolvimento de novas soluções.
Depois de ouvir o cliente, e responder a todas as questões acima, podemos entender um pouco mais sobre a expectativa que o cliente tem em relação aos nosso produtos e serviços, mas será que podemos, ou melhor, será que conseguimos oferecer algo mais a ele?
O custo de mantermos um cliente é muito mais barato do que conquistarmos um novo.
Pense nisso, Qual é a expectativa do seu cliente em relação aos seus produtos e serviços?
  • Não vejo a hora de encontrar outro fornecedor?
  • Que empresa deficitária é este fornecedor?
  • Vendem uma coisa e entregam outra coisa?
  • Como são desorganizados, e além do mais arrogantes?
  • ou Está empresa é eficiente e eficaz?
  • Cumprem o que promente e mais um pouco?
  • Sabem administrar bem a empresa, ganham dinheiro, e entregam o que eu desejo.
  • Fornecedor qualificado e premiado todos os anos.
  • Este é um fornecedor comprometido.

Portanto, onde a sua empresa está, e o que ela pode melhorar?

Abraço a todos.

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