30 setembro, 2008

Contabilidade Gerencial

Na década da revolução industrial, as empresas cresciam vertiginosamente tentando suprir a demanda repremida existente nos mercados tanto domético como no mercado externo. Entretanto, as empresas sustentavam o seu crescimento sem um controle extremamente eficaz das suas operações, fato explicado pelo tudo que se faz, se vende a qualquer preço existe procura.
O tempo passou, o mundo mudou, as pessoas mudaram, a concorrência aumentou não só com empresas domésticas, mas com empresas globais. Neste exato ponto, concorrer com empresas globais, as organizações não podem ousar em não utilizar um controle eficiente e eficaz das suas operações tanto de produtos, como de serviços prestados aos consumidores.
Dificuldade esta quando apreciamos os números da mortalidade das empresas nos seus cinco primeiros aniversários.
Portanto, as empresas tem que investir em tecnologia de informação, investir na capacitação profissional, valorizar tudo aquilo que agrega valor a sua organização. Neste sentido, uma das ferramentas importante de avaliar e saber para onde a empresa esta caminhando, é a Contabilidade Gerencial.
Relátorios bem elaborados customizados a que destina a informação, portanto, um gerente comercial, talvez não demanda a mesma informação que um gerente industrial, ou um presidente da organização. Um gerente comercial precisa ter informações cruciais, projeção de vendas, vendas efetivas, vendas por clientes, rentabilidade das vendas, produtos que estão gerando retornos negativos para a empresa, como também produtos que possuem uma rentabilidade expressiva para a organização. Todas as informações são importantes para direcionar melhor os produtos que devem continuar na operação, produtos que devem sair linha, produtos que devem ser desenvolvidos.
Um presidente de uma empresa, por exemplo, está mais interessado em informações como, retorno de investimento, ou seja, ele quer saber quanto está retornando em relação ao que foi investido (Lucro operacional / Investimento). Qual o impacto na sua empresa ocasionado pela crise financeira mundial, o tão falado efeito Subprime. Gerando, perguntas frequentes, para onde vai a minha empresa nos próximos 5 anos, será que as projeções estão confiáveis em relação ao futuro da economia. Como podemos observar as projeções do PIB brasileiro para o ano de 2009, já está na casa de 3,5% e não 4%, com certeza irá impactar na minha empresa e nos meus retornos e rendimentos no ano de 2009, iremos mudar a estratégia para o ano que vem?
Esta pode ser uma pergunta colocada a prova nas reuniões de segunda-feira na sua empresa.
Os gerente das empresas industriais e das empresas de serviços, com um ambiente muito mais competitivo, precisam ter informações precisas e relevantes sobre seu custos efetivos. Os gerentes das empresas industriais precisam dessas informações para fazer o seguinte;
  • Ajudar engenheiros a projetarem produtos produzidos eficientemente.
  • Informar para melhoria de qualidade. e rapidez nas operações.
  • Orientar sobre o mix de produto.
  • Escolher fornecedores alternativos.
  • Negociar com cliente especificação de produto, preço, qualidade, entrega, pós-venda e serviço.

Das empresas de serviços:

  • Custo
  • Lucratividade
  • Segmento de mercado de cada produto e cliente.
A informação contábel gerencial, ela não é normatizada, ela pode ser elaborada conforme a necessidade da informação, elaborada por pessoas capacitadas em coletar estas informações, localizada no banco de dados da empresa e fornecer a quem interessa na empresa, principalmene aos tomadores de decisão.
Não deixe de utilizar esta ferramenta de extrema importância para o controle da empresa, e saber para onde ela está caminhando, e onde você quer chegar, provavelmente, você irá completar muitos aniversários.

Pense Nisso.

Qualquer dúvida entre em contato.

Wagner Antelo Gonçalves
Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Finanças e Controladoria.

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