29 setembro, 2008

Somente o Lucro é importante?

O Dicionário Aurélio, descreve a palavra lucro da seguinte forma: Ganho, vantagem ou benefício que se obtém de alguma coisa, ou com uma atividade qualquer. Muitos acreditam que o objetivo final de uma empresa é o lucro, mas temos que tomar muito cuidado com esta palavra. Olhando para o ponto de vista organizacional, mais interessante que lucro é a geração de valor. Você pode ter lucro na empresa, mas, se o retorno do capital investido, for menor que o custo do capital, a empresa está destruindo valor, conquistando em um futuro proxímo sérios problemas com os seus pagamentos, fluxo de caixa, etc...
Além disso, e mais importante, é que a empresa possua metas e objetivos pré-definidos, como a oferta de produtos e serviços para toda a sociedade, como também, responsabilidade sobre ela e a responsabilidade ambiental, como consequência disto é muito saúdavél e prospero, obter lucro mas gerando valor, e revertendo este benefício para o próprio meio em forma de novos investimentos, construindo uma sociedade saudável, capacitada e muito mais digna.






Wagner Antelo Gonçalves
Administrador de Empresas e Pós-Graduado em Finanças e Controladoria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que as empresas, realmente saibam relevar a importância da criação de valor, e não somente lucro, melhorando e muito a sobrevivência e o crescimento delas.