11 julho, 2011

Motivação é a SOLUÇÃO?

Uma das questão que é discutida nas reuniões de todas as segundas-feiras são os resultados da empresa, e outra, é como está a motivação da equipe.
Gráficos, resumos, tabelas, sistemas são mostradas para todos os colaboradores analisarem como estão refletindo nos resultados as ações que estão sendo tomadas. Como diz no linguajar popular, "lavar a roupa suja na empresa". O mercado é extremamente competitivo, todos querem ter um naco do momento oportuno de crescimento, e credibilidade em que o país chamado Brasil está vivenciando.
Palestras motivacionais são transferidas para todos os envolvidos no processo de uma empresa, os chamados "cases de sucesso". Todas essas questões são pertinentes para angariar colaborados treinados e motivados, e preparados para em um mercado globalizado, onde a regra é matar um leão por dia.
Mas, tem uma questão fundamental, em que todos os gestores, não podem deixar de levar em consideração como um fator primordial para tudo isto dar certo. Colaborador motivado é fundamental, mas as pessoas certas tem que estarem no lugar certo. Quando se contrata um colaborador os seus anseios e objetivos, tem que estar totalmente alinhado e comprometido com os anseios e o foco da empresa. O descompasso deste alinhamento, acaba gerando grandes prejuízos para ambos os lados, tanto por parte da empresa, como do colaborador. Principalmente quando falamos sobre o total domínio da técnica por parte do colaborador contratado.Equipe treinada, capacitada, com total domínio das suas habilidades e com o ingrediente necessário, e fundamental, a motivação.
Portanto, um grupo motivado, mas sem total domínio da técnica, ou mesmo sem a capacitação exigida, para perfazer as exigências do cargo, com certeza, não conseguirá se tornar um time campeão.
A receita de sucesso é o conjunto harmonizado da técnica, espírito de equipe e motivação.
Muitas vezes, encontramos um time extremamente motivado, mas com deficiência técnica de pessoas, gerando uma impossibilidade de sucesso, pela falta do que podemos chamar tripé estrutural,  Técnica, Equipe e Motivação.
Pense nisso como um fator importante na busca da excelência nos resultados.

Até a próxima

Nenhum comentário: